26/11/2009

Dia 1 De Dezembro - Dia Mundial da Luta Contra a SIDA



O que sabemos nós hoje sobre este vírus: o vírus HIV?
SIDA designa o Síndroma de Imunodeficiência Adquirida. É portanto uma doença provocada por um vírus: o HIV1 e o HIV2.
Uma vez instalado esse vírus, para se desenvolver e reproduzir, invade e destrói certo tipo de células do sangue (os Linfócitos T 4), que são responsáveis pela defesa do nosso organismo contra Infecções e contra Tumores.
Esta doença, na fase final de evolução, provoca portanto uma diminuição total da capacidade do nosso organismo de resistir a infecções, mesmo as mais simples e mais correntes, tornando-as tão graves e tão difíceis de tratar, que acabam por conduzir à morte.
Como se transmite? Pelo sangue, agulhas ou outros objectos cortantes, contacto com sangue infectado, também de mãe para filho (durante a gravidez, parto ou amamentação) e relações sexuais. Aconselha-se então à realização de testes.
Tratamento? Não há um tratamento que cure definitivamente a doença. Mas com a evolução da ciência e dos tratamentos, já é possível retardar os efeitos da doença e tornar a vida do doente mais digna e longa, menos dolorosa também.
Solução? A solução passa essencialmente pela prevenção, pela protecção que cada um vai ter que levar muito a sério para si e para os outros.


Porque a Sida não é atinge apenas os outros... Atinge todos os que estiverem expostos e não tomarem as devidas precauções. A Sida é um problema de todos nós que cada vez mata mais pessoas.

Previnam-se, acautelem-se e não discriminem!

PES (Programa de Educação para a Saúde)

Sem comentários:

Enviar um comentário