02/06/2013

Intercâmbio



O Agrupamento de Escolas de Tortosendo participou no projeto transfronteiriço REALCE (Rede Educativa Alentejo-Centro-Extremadura), o projeto que se dirigiu aos alunos e professores de espanhol e português, ensino básico e secundário de Extremadura-Espanha e Centro e o Alentejo- Portugal, com o objetivo de promover a cultura e o ensino da língua portuguesa e espanhola. Permitiu fomentar o convívio de todos, professores e alunos através do intercâmbio entre as escolas participantes. A nossa escola participou com alguns alunos do 4º ano e do 8º ano. No dia 13 de março foi a vez dos alunos portugueses a deslocarem-se, a Navas del Madroño, à escola Nuestra Señora de O perto de Cáceres.
Participaram igualmente 15 alunos do 3º ciclo, do 8º ano, do Agrupamento de Escolas de Tortosendo, das turmas A, C e D (Inês Craveiro Gomes, Guilherme Duarte Pires, Maria Machado, Gonçalo Silva Rocha, Rita Vitória Abrantes, Maria Filomena Rodrigues, Márcia Eduarda Pontífice Reis, Rui Miguel Matos, Margarida Soares, Catarina Ruano, Joana Fernandes dos Santos, Ricardo Trindade, Leandro Gaudêncio, Guilherme Madeira, Pedro Bártolo).
Estes alunos receberam em suas casas alunos espanhóis da escola parceira IES Puerta de la Serena, de Villanueva, Badajoz, durante os dias 11, 12 e 13 de abril em regime de famílias de acolhimento. Durante a estadia, estes alunos e professores conheceram a nossa escola, participaram no peddy paper pela vila do Tortosendo e biblioteca da escola, visitaram o Museu dos Lanifícios da Covilhã e assistiram a um espectáculo com música, poesia e teatro da nossa cultura portuguesa. Agradeço a todas professoras e alunos que tornaram possível este evento, um bem-haja muito especial!
Nos dias 28, 29 e 30 os mesmos alunos foram a Villanueva de la Serena. Nestes dias, visitámos monumentos da região, museus e participámos em atividades desportivas e artísticas na escola.
O referido projeto encerrou no dia 24 de maio, em Castelo Branco, com a presença de todas as escolas envolvidas de ambos os países, com a apresentação e balanço dos trabalhos testemunharam todas as atividades realizadas.
Elogio todos os alunos que participaram no intercâmbio o bom comportamento, boa disposição, boa postura, boa educação, simpatia em todos os momentos, a cooperação e participação em todas as atividades. Agradeço, igualmente, à Ângela Amaral que sem a sua disponibilidade, vontade, empenho e ajuda não seria possível que este intercâmbio se realizasse com tanto sucesso e, ainda, aos nossos congéneres espanhóis que nos receberam muito bem dando-nos toda a atenção possível.
O intercâmbio permitiu uma vivência única tanto para os professores e alunos como para os pais de ambos os países. Os pais foram excecionais, que para além de ter acolhido de forma tão simpática todos os alunos, partilharam as suas casas e proporcionaram-lhes, bons momentos de convívio. Agradeço a todos os pais, a disponibilidade e atenção que sempre demonstraram. A experiência foi muito enriquecedora, os alunos, conviveram, praticaram ambos os idiomas, contactaram e provaram um pouco a cultura, a gastronomia e os costumes de Espanha. Foi pena que a estadia tivesse sido tão breve. Todos os alunos esperam que esta experiência se volte a repetir! Todas as oportunidades que possam surgir deste tipo serão certamente bem-vindas.
A Professora de espanhol e coordenadora do projeto REALCE,
Ana Gabriela Baptista



Sem comentários:

Enviar um comentário