24/03/2017

Autismo


A Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 2 de Abril como Dia Mundial da Consciencialização do Autismo para ser considerado todos os anos a começar em 2008.
O autismo é uma perturbação neurobiológica complexa que afeta a comunicação, o comportamento e as relações sociais, de 1 criança em cerca de 110 nos Estados Unidos – 1 rapaz em 70. É uma fonte de preocupação crescente no domínio da saúde pública a nível mundial pois afeta cerca de 67 milhões de pessoas no mundo.

No nosso Agrupamento temos alguns alunos com este problema.
Todos podemos colaborar nesta campanha, à medida das nossas possibilidades: o Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, nomeadamente a EB 2/3 de Tortosendo vai realizar, numa parceria entre as Bibliotecas Escolares e o Núcleo de Educação Especial, a chamada de atenção para este problema com duas ações:

1. Manequim Challenge – dia 28 de Março solicitamos a todos os elementos da comunidade educativa o uso de uma peça de cor azul 
A ideia é divulgarmos que a EB 2/3 de Tortosendo parou no tempo (congelou) para refletirmos sobre esta importante temática! A ideia seria a divulgação de um vídeo  no dia 2 de Abril, Dia Mundial da Consciencialização do Autismo.

2. Vamos igualmente  promover uma sessão de sensibilização ao Autismo no Auditório da EB 2/3 de Tortosendo nodia 4 de Abril das 17.30 às 19h. A mesma é da responsabilidade do gabinete de Pedopsiquiatria do CHCB.

As escolas do 1º ciclo e pré-escolar podem juntar-se a esta iniciativa, vestindo-se todos de azul e tirando uma fotografia, tirarem uma foto com muitos balões azuis que depois largam ou até pedir desenhos pintados de azul a todas as crianças. A imaginação é o limite!

Sem comentários:

Enviar um comentário